André Kisuco participa de audiência em Porto Alegre que tratou vinda de empresa em Pinheiro Machado

Na quarta-feira (18) o vereador socialista André Kisuco participou de uma audiência em Porto Alegre que tratou da vinda da empresa Finagro para o município de Pinheiro Machado. 

A estimativa da empresa é de que produza 600 mil toneladas ao ano do biocombustível - grânulos elaborados com resíduos de madeira. A unidade pretende ainda gerar 50 mil watts de energia elétrica por ano e, em um estágio futuro, implementar a produção de etanol celulósico à base de casca de arroz. 

Para sair do papel, o projeto aguarda ainda o estudo do impacto ambiental e liberação das licenças, que deve ocorrer até o mês de agosto do corrente ano. 

Se confirmada a vinda da empresa para Pinheiro Machado, O empreendimento gerará 1,5 mil empregos temporários para trabalhadores da construção civil e, posteriormente, 200 empregos diretos e outros 600 indiretos. 

A região foi escolhida pela disponibilidade de áreas florestais com boa matéria prima, pela grande disponibilidade de casca de arroz para etanol de segunda geração e pela logística, com uma ferrovia que liga a metade Sul até o porto de Rio Grande. 

A Finagro projeta um investimento inicial de U$220 milhões. As obras devem começar no 2º semestre de 2015. O início previsto das operações é para o ano 2017. 

“O que mais chamou atenção neste projeto é o interesse em incluir pequenos produtores. A proposta é que as pequenas propriedades tenham outra fonte de renda, aproveitando áreas livres para o florestamento. Este empreendimento fortalecerá a nossa cidade e região, abrindo várias vagas de emprego para a metade sul do Estado”, disse André. 

O Pellet é um combustível granulado que pode ser fabricado a partir de diversos tipos de resíduos de madeira, cascas de arroz e serragens. A produção do Rio Grande do Sul vai atender, inicialmente, o mercado europeu que busca substituir o carvão mineral pela biomassa. Já a energia elétrica vai atender a demanda do consumo nacional. 

Estavam presentes também o prefeito José Felipe da Feira, representantes do Poder Legislativo e Municipal, representantes do Governo do Estado e empresários de Minas Gerais. 
Share on Google Plus

Assessoria do Redação PMWEB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são, sem sombra de dúvidas, uma das formas de maior interação, não só entre o autor e seus leitores, mas entre os próprios leitores. Assim cada um pode colocar sua opinião.

Mas para que isso funcione bem solicitamos que antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo a ver com o assunto em questão.

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

Agradecemos desde já sua compreensão!