André Kisuco e Rogério Moura protocolam Projeto que busca criação do Serviço Telefônico “DISQUE DEPENDENTE QUÍMICO”


Em sessão ordinária realizada na terça (03), os vereadores da bancada socialista da Câmara Municipal de Vereadores de Pinheiro Machado, Rogério Moura e André Kisuco protocolaram o Projeto de Lei nº 03/2014 - PSB, que visa criar o Serviço Telefônico “DISQUE DEPENDENTE QUÍMICO” no município de Pinheiro Machado. 

Se aprovado, caberá a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, apoiar e auxiliar a Secretaria de Saúde, no que couber, a implantação e gestão dos serviços a serem oferecidos aos dependentes químicos e seus familiares, para ofertar um serviço de qualidade na busca da prevenção de novos casos dentro das famílias, bem como, na orientação e no tratamento dos dependentes químicos queiram se libertar da dependência. 

Cabe ressaltar também que o serviço a ser implementado deverá ter dois níveis de atendimento conforme a complexidade da situação a ser identificada pelo atendente, sendo o primeiro, com triagem do caso, disseminação das informações básicas, possibilidades e locais existentes para o devido tratamento e, em um segundo nível, deverá ser transferida a ligação para um especialista da área afim o qual procederá o agendamento da visita de equipes multidisciplinares, compostas por psicólogo, assistente social e agentes sociais que iniciarão um trabalho de orientação presencial de aconselhamento, auxiliando no seu direcionamento para a aceitação do tratamento, bem como, quando de sua aceitação e grau de vulnerabilidade social, auxiliar intermediando na busca de clínicas, comunidades terapêuticas e casas de apoio. 

Na oportunidade os vereadores afirmaram que – “A droga, em nosso estado, em especial, a nossa região sul tem crescido assustadoramente e não é apenas uma questão de saúde, mas, também de segurança pública, com a exigência do aprimoramento dos mecanismos de identificação dos casos e da oferta de ajuda preventiva e do tratamento, auxiliando as famílias, principalmente, aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social em muito contribuirá na mudança desta triste realidade, o que torna, portanto, matéria de responsabilidade da sociedade como um todo, sobretudo, do poder publico e suas esferas superiores. Em suma, o projeto visa integralizar, articular e construir uma rede de combate a essa dependência que tanto vem assolando as famílias brasileiras e no mundo afora”.

Agora os mesmos aguardam um posicionamento do Executivo Municipal, e assim esperam, que brevemente o Projeto retorne ao Legislativo para que seja apreciado, votado e aprovado.  


Share on Google Plus

Assessoria do Redação PMWEB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são, sem sombra de dúvidas, uma das formas de maior interação, não só entre o autor e seus leitores, mas entre os próprios leitores. Assim cada um pode colocar sua opinião.

Mas para que isso funcione bem solicitamos que antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo a ver com o assunto em questão.

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

Agradecemos desde já sua compreensão!