André Kisuco acompanha solenidade de entrega de veículo do Dissemina ao município

Na tarde desta segunda (16) o vereador André Kisuco prestigiou a solenidade de entrega de um veículo do Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite (Dissemina) ao município de Pinheiro Machado, que visa o incremento da qualidade genética da pecuária em sistemas de agricultura familiar, por meio da distribuição de material genético (sêmen) a custo zero e nitrogênio líquido a preço de custo aos agricultores. 

Coordenado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), o Dissemina é um projeto de parceria com os municípios para o melhoramento genético do rebanho bovino gaúcho, tendo como público-alvo os pequenos pecuaristas e agricultores familiares. O programa disponibilizará em regime de cessão de uso um automóvel utilitário, um botijão de nitrogênio e um kit de material para a inseminação, além de mensalmente distribuir doses de sêmen bovino, a custo zero, e nitrogênio líquido a preço de custo. 

A Fepagro qualificou os técnicos responsáveis e os inseminadores dos municípios e continuará a prestar assessoria. Por sua vez, os técnicos de campo vão coletar dados dos nascimentos e melhoria dos rebanhos oriundos do Programa, para enviar aos pesquisadores da Fundação. “O Dissemina é, portanto, uma inovação na relação entre uma instituição de pesquisa e o setor pecuário”, frisa o diretor-presidente da Fepagro.

“A mudança se faz necessária. Se vocês (técnicos do município) conseguirem fazer com que os produtores entendam a importância da inseminação já terão feito um grande trabalho. O resultado virá depois. Independentemente do governo, a política pública fica e seguirá dando resultados. Só faz isso quem tem compromisso de fato com a comunidade”, comentou Mainardi, referindo-se às prefeituras que têm sido parceiras da Seapa. 

Para o prefeito de Pinheiro Machado, José Filipe da Feira, a Secretaria da Agricultura, em especial o secretário Mainardi, tem sido parceiro do município desde o lançamento, no início de 2011, do programa Mais Ovinos no Campo. “De lá pra cá, temos conversado bastante a respeito dos programas que queremos para a cidade. A nossa ideia é comum: fixar o homem no campo, aumentar a sua renda e evitar o êxodo rural”, disse o prefeito. 

Mainardi aproveitou para antecipar que o governador Tarso Genro e ele estarão em Pinheiro Machado quarta-feira para fazer anúncios na área da olivicultura.
Share on Google Plus

Assessoria do Redação PMWEB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são, sem sombra de dúvidas, uma das formas de maior interação, não só entre o autor e seus leitores, mas entre os próprios leitores. Assim cada um pode colocar sua opinião.

Mas para que isso funcione bem solicitamos que antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo a ver com o assunto em questão.

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

Agradecemos desde já sua compreensão!