Rogério Moura Propõe Reunião que debaterá sobre a ACINSER e crimes de abigeato em Pinheiro Machado

O problema do abigeato vem afetando diariamente o homem do campo. Pensando em debater sobre o tema, e também a fim de buscar meios de combater este crime na última sessão ordinária realizada em Pinheiro Machado, o vereador socialista Rogério Moura solicitou o empréstimo do Plenário da Câmara de Vereadores para o dia 19 de junho do corrente ano, a partir das 14hs, para uma reunião com o Major Emilio Barbosa Teixeira, onde será apresentado as Ações Integradas de Segurança Rural, tendo como tema central o crime de Abigeato. 

O programa de “Ações Integradas de Segurança Rural – Acinser” foi criado em 2003 e consiste na adesão de órgãos públicos e entidades privadas que trabalham de forma integrada com o objetivo de reduzir/combater crimes ligados à cadeia produtiva da carne, como o abigeato e o comércio ilegal de carne. Desde o ano de sua criação, os registros de ocorrências de abigeatos na região tiveram uma queda de mais de 50% devido às atividades desenvolvidas pelo programa que estão baseadas em ações coordenadas, sistemas de informações integrados, integração durante o cumprimento dos processos penais, cooperação de instrução e ações de conscientização comunitária e apoio social. 

“Esse tema do abigeato tem nos preocupado muito pelo seu crescimento na região. Temos que unir todas as forças para conseguir diminuir a incidência desse crime”, comentou Rogério. 

Cabe destacar que na mesma sessão, o vereador encaminhou ao Executivo Municipal o pedido para agilizar o processo de elaboração do GGI. O Gabinete de Gestão Integrada, GGI, é um órgão que soma para agir de forma conjunta as forças policiais existentes em cada município, e é apontado como solução para a formação do ACINSER, sigla para Ações integradas de Segurança Rural, projeto que mudou a realidade do interior de municípios da fronteira oeste e que hoje tem suas ações definidas partir de Bagé. 

O GGI é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem. O GGI funciona como uma força-tarefa permanente, discutindo, debatendo e apresentando propostas. 

"O objetivo principal é buscar a integração entre todos os órgãos da segurança pública, visando a redução da criminalidade", explicou o vereador.
Share on Google Plus

Assessoria do Redação PMWEB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são, sem sombra de dúvidas, uma das formas de maior interação, não só entre o autor e seus leitores, mas entre os próprios leitores. Assim cada um pode colocar sua opinião.

Mas para que isso funcione bem solicitamos que antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo a ver com o assunto em questão.

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

Agradecemos desde já sua compreensão!