Vereadores André Kisuco e Rogério Moura apresentam projeto visando Conscientização Política em Pinheiro Machado

Em sessão ordinária realizada na terça-feira (21) os vereadores socialistas André Kisuco e Rogério Moura protocolaram mais um Projeto. Desta vez os mesmos encaminharam ao Executivo Municipal sugestão para criação do PL que Institui a Semana da Conscientização Política em Pinheiro Machado.

O projeto será realizado, caso seja aprovado, anualmente no mês de outubro e contará com ciclos de palestras e atividades sobre formação política a ser dirigida aos estudantes, levando ao conhecimento destes cidadãos questões referentes às atribuições dos Políticos Municipais nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo.

A semana da Conscientização Política tem por objetivo aproximar os estudantes e a população em geral da realidade dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal e Câmara dos Vereadores, bem como das diversas Secretarias Municipais e órgãos relacionados, formando pessoas com uma visão politizada a fim de que se tornem eleitores mais conscientes e comprometidos com o processo democrático Municipal, Estadual e Federal.

Os Agentes políticos poderão visitar os colégios municipais para promoverem palestras, debates e workshops, desde que haja acordo prévio com a direção da escola e que os trabalhos desenvolvidos sejam ideologicamente neutros e politicamente apartidários.

Na justificativa do Projeto os vereadores colocaram:

O objetivo desta Semana de Conscientização Política é aproximar os estudantes da realidade dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal e Câmara dos Vereadores, bem como, das diversas Secretarias existentes nessas duas instituições públicas, formando os estudantes para que adquiram uma visão cidadã e política, tornando-se futuramente, eleitores conscientes e comprometidos com o progresso democrático de nossa cidade e país.

O município de Pinheiro Machado com certeza dará exemplo e, será o pioneiro de uma atitude nobre, conscientizando os eleitores ainda quando criança e adolescentes.

Muitos jovens crescem com desinteresse e sem formação e informação sobre as diversas questões políticas do município, do Estado e do país. Isso precisa ser mudado, começando pela nossa cidade.

A semana tem o objetivo de provocar, incentivar e levar a juventude assuntos ligados à área política, proporcionando um ciclo de palestras e bate-papos sobre as funções do agente político do município, como: qual o papel dos vereadores e quais são suas atribuições no exercício do mandato; quais os projetos que poderão ser apresentados pelos mesmos; o que é um requerimento; o que é uma indicação; quais as funções dos secretários municipais; o que cada secretaria realiza em prol da população; quais as atribuições de um prefeito municipal. 

Frequentemente, devido aos graves problemas que estamos tendo na política nacional, com escândalos como mensalões, quebra de sigilo fiscal entre outros tantos, a classe política sofre, a cada dia, um desgaste maior em sua imagem.

O cidadão vem criando para si um falso conceito de que o seu voto tem que ser negociado e ainda repassa esta errônea informação para sua família, fomentando o meio social em que vive que todos os políticos são corruptos e, portanto, deve tirar o máximo de proveito em época de eleição. Tal situação deteriora a cada dia o eleitor no que diz respeito ao seu maior direito cívico que é o de votar.

A importância de uma conscientização de crianças e jovens, mesmo não participando ainda deste processo democrático, se faz necessário, pois somente conhecendo de perto como funciona os poderes legislativo e executivo, conhecendo a função do vereador, do prefeito e do vice-prefeito é que poderemos resgatar estes valores éticos quase extintos combatendo, ainda, a politicagem exercida e alimentada pelos maus políticos que tiram proveito desta situação, infundindo na mente das pessoas esta política de escambo. Isto apenas confunde a verdadeira função dos membros desta Casa e do Chefe do Poder Executivo junto aos cidadãos.

Formar a criança e o jovem e capacitá-los para os atos da vida cívica, é investir em nosso Município, é investir no sagrado ato de infundir o saber, é promover a cidadania e a melhoria do ambiente onde vivemos.
Share on Google Plus

Assessoria do Redação PMWEB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são, sem sombra de dúvidas, uma das formas de maior interação, não só entre o autor e seus leitores, mas entre os próprios leitores. Assim cada um pode colocar sua opinião.

Mas para que isso funcione bem solicitamos que antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo a ver com o assunto em questão.

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

Agradecemos desde já sua compreensão!