André Kisuco e Rogério Moura parabenizam Sandro Rosa pelo Sucesso da EJA no Colégio Hipólito Ribeiro

Na tarde de terça-feira (18), os vereadores socialistas Rogério Moura e André Kisuco estiveram no Colégio Estadual Hipólito Ribeiro conversando com o diretor da Instituição a respeito da EJA.

A Educação de Jovens e Adultos do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro nasceu no início da gestão de direção do professor Sandro Rosa, e nasceu após um longo período de reflexão sobre os motivos que levavam os alunos do Ensino Médio a evadirem ou reprovarem ao longo de anos a fio.

Naquele momento o diretor idealizou a implantação da EJA de nível médio, para trazer de volta à escola alunos que abandonaram seus estudos ou que reprovavam sucessivamente, elaborou então uma proposta para a SEDUC (Secretaria de Educação e Cultura) solicitando a implantação deste nível de ensino no Hipólito Ribeiro, o projeto foi indeferido e negada a implantação em Pinheiro Machado.

Os parlamentares socialistas André Kisuco e Rogério Moura aliaram-se ao diretor e mobilizaram a comunidade para que fossem colhidas assinaturas para enviar a Porto Alegre, a Câmara uniu-se e enviaram, também, um pedido de implantação da modalidade à 5ª CRE. Mais uma vez foi negado.

Após um ano de negociações, no final do ano de 2013, a 5ª CRE voltou a analisar o pedido, pois frequentemente o diretor enviava novas solicitações, o então Coordenador de Educação da 5ª CRE, professor Círio Machado, chamou o diretor ouviu as reivindicações e ponderou a solicitação, passou-se mais dois meses, e só em fevereiro de 2014 a EJA foi liberada, pois verificou-se que seria o caminho para a retomada de estudos e progresso escolar de muitos alunos que abandonaram os estudos.

A direção do colégio elaborou toda a documentação, Regimento, Proposta Pedagógica e Planos de Estudos enviou para a CRE que encaminhou para o Conselho Estadual de Educação que levou alguns meses para analisar e aprovar a documentação. As primeiras turmas, então começaram e foram tocadas até a aprovação final pela SEDUC. Um caminho árduo que serviu de aprendizagem para que jamais se desista de um objetivo.

No último dia 15 de agosto, se formaram os primeiros 84 alunos consolidando, desta forma, a modalidade. Hoje estão matriculados na EJA 175 alunos, revertendo às defasagens e trabalhando com projetos e conteúdos formais de maneira surpreendente. O diretor afirma que foi necessária uma adaptação e uma nova postura por parte dos professores para poder trabalhar com os alunos da EJA.

Quinzenalmente os professores reúnem-se com a direção e coordenação, avaliam o trabalho do período, discutem problemas de aprendizagem e aprimoram as atividades que norteiam o tema gerador do trimestre. Outro ponto importante na modalidade EJA é que os alunos, não precisam comprovar escolaridade, pois para ingressar na totalidade pretendida passam por um classificação ou reclassificação, os ingressos na EJA, que precisam ter 18 anos, são avaliados por área de conhecimento, por conceitos e por parecer descritivo. 

O Colégio avançou bastante na proposta e ainda continua desenvolvendo ações e formações que garantam qualidade ao nível de ensino, sempre encorajando e estimulando os alunos em permanecer e continuar seus estudos.

Durante sessão ordinária realizada nesta semana os parlamentares fizeram questão de protocolar indicação solicitando o envio de homenagem ao Diretor da Instituição, parabenizando pelo sucesso da EJA em Pinheiro Machado e por sua dedicação em correr atrás desta importante ferramenta de ensino para os pinheirenses.
Share on Google Plus

Assessoria do Redação PMWEB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são, sem sombra de dúvidas, uma das formas de maior interação, não só entre o autor e seus leitores, mas entre os próprios leitores. Assim cada um pode colocar sua opinião.

Mas para que isso funcione bem solicitamos que antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo a ver com o assunto em questão.

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

Agradecemos desde já sua compreensão!