Rogério Moura volta a debater controle populacional de cães em Pinheiro Machado

Na sessão ordinária realizada na terça-feira (19) o vereador socialista Rogério Moura voltou a debater sobre o controle populacional de cães no município de Pinheiro Machado. O vereador disse que este é um assunto não muito abordado, mas que no seu entender vê que o mesmo deve ser prioritário.

Rogério colocou que a atual situação é vergonhosa, pois há centenas de cães soltos nas ruas do município e nenhuma medida é tomada.

O vereador informou aos presentes, que acompanhavam a sessão, que na quinta-feira (14) se reuniu com um grupo de pessoas, na companhia de um médico veterinário para tratar sobre o tema.

Rogério buscou com o médico Maicon Bonini, - ( que residia em Pinheiro Machado e agora está em Novo Hamburgo trabalhando justamente com o controle populacional de cães de rua) -, maneiras de solucionar o problema.

Rogério disse, respeitando a opinião dos demais vereadores,  que a criação de um canil no município não resolveria o problema, pois serviria apenas de depósito dos animais, e que com base em dados levantados pelo médico, haveria cerca de 3 mil cães em Pinheiro Machado, e que para amenizar inicialmente a situação deveriam ser castrados 300 animais por ano no município – cerca de 25/mês. Também foi levantado que com a castração diminui três vezes mais a agressividade do cão e que de 5 cães soltos, 4 já tiveram donos.

Rogério explicou ainda que só a castração não acabaria com o problema, e que seria bom fazer palestras sobre o tema, pois com a castração irá diminuir a proliferação, mas se não houver a conscientização, os moradores continuarão largando os animais.

O vereador por fim disse que muitas pessoas culpam as meninas do GPA UPA, até mesmo nas redes sociais, mas que as mesmas fazem o possível. Pois só por parte do grupo já foram castrados 150 cães, e o serviço que elas prestam é por amor.

Rogério disse ainda que não tem medo de perder votos com o tema,  que não adianta achar culpados. O debate agora, por parte do vereador, será em achar uma maneira do grupo se tornar uma ONG de utilidade publica, para que venha a receber verbas.
Share on Google Plus

Assessoria do Redação PMWEB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são, sem sombra de dúvidas, uma das formas de maior interação, não só entre o autor e seus leitores, mas entre os próprios leitores. Assim cada um pode colocar sua opinião.

Mas para que isso funcione bem solicitamos que antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo a ver com o assunto em questão.

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

Agradecemos desde já sua compreensão!