Conhecimento será repassado por intermédio de um projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae.
No mês de março/2017, o Vereador Fabrício Costa (PSB), encaminhou ao Executivo Municipal a sugestão de um Projeto que tratava sobre a Educação empreendedora na rede escolar de Pinheiro Machado. Fabrício explicou na Tribuna que o Projeto visava incentivar os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.
Nesta semana o Vereador recebeu informação que o projeto será colocado em prática no município.
Cerca de 500 alunos terão a partir do mês de agosto, noções de empreendedorismo incluídas nas atividades escolares cotidianas. Eles farão parte do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo SEBRAE em parceria com a prefeitura.
Antes de trabalharem o tema em sala de aula, os professores receberão formação do Sebrae. Serão duas turmas de professores capacitados nos primeiros dias do mês de agosto.
O PROJETO - A educação empreendedora proposta pelo Sebrae incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora dos alunos e incentivá-los a desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores.
O curso apresenta práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.
Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
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