Projeto sugerido por Fabrício Costa será incorporado na Rede de Ensino de Pinheiro Machado

Noções de empreendedorismo serão incorporadas ao currículo escolar.

Conhecimento será repassado por intermédio de um projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae.

No mês de março/2017, o Vereador Fabrício Costa (PSB), encaminhou ao Executivo Municipal  a sugestão de um Projeto que tratava sobre a Educação empreendedora na rede escolar de Pinheiro Machado. Fabrício explicou na Tribuna que o Projeto visava incentivar os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. 

Nesta semana o Vereador recebeu informação que o projeto será colocado em prática no município.

Cerca de 500 alunos terão a partir do mês de agosto, noções de empreendedorismo incluídas nas atividades escolares cotidianas. Eles farão parte  do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo SEBRAE em parceria com a prefeitura.

Antes de trabalharem o tema em sala de aula, os professores receberão formação do Sebrae. Serão duas turmas de professores capacitados nos primeiros dias do mês de agosto.

O PROJETO - A educação empreendedora proposta pelo Sebrae incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora dos alunos e incentivá-los a desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores. 

O curso apresenta práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida. 

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes. 

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas. 

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
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Assessoria do PSBPM

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