André Kisuco e Rogério Moura solicitam cumprimento de lei que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar

Durante a sessão ordinária de terça-feira (25), o vereador André Kisuco protocolou proposição da Bancada do PSB solicitando saber se o Executivo Municipal, através da Secretaria de Educação está cumprindo a Lei 10.639/03 que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira no currículo escolar. 

Segundo os parlamentares, embora a lei tenha entrado em vigor há 12 anos, “é necessário saber se ela vem sendo aplicada na cidade”. “Até o momento, não temos conhecimento de que as escolas de Pinheiro Machado estejam adaptadas a esta lei, que é fundamental para que a população tenha pleno conhecimento de sua história, pois como é sabido, o nosso município tem uma grande contribuição para a historia do Estado, com referencia a Batalha dos Porongos, e acreditamos que este fato é muito pouco divulgado e trabalhado nas escolas e também para enfrentar a discriminação" – argumentou o vereador André Kisuco, lembrando que a lei em questão visa “combater conceitos deturpados que estiveram nos livros escolares por anos e anos”. 

Pelo texto desta legislação, o planejamento das escolas (conteúdo programático) deve incluir o estudo da história da África e dos africanos, mencionando a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o papel do negro na formação da sociedade nacional. 

A norma também determina que os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira sejam ministrados, em especial, como parte das matérias de Educação Artística, Literatura e História Brasileiras. Kisuco destacou que, embora o país seja resultado de influências europeias, indígenas e africanas, o sistema educacional brasileiro não contemplava de forma equilibrada essas três contribuições até a aprovação da lei federal. 

“A norma veio com o objetivo de reverter essa situação e chamar a atenção para o papel do negro na formação da nossa sociedade, daí a importância de nos certificarmos de que Pinheiro Machado já se adequou à lei e de sabermos como esse tipo de conhecimento está chegando aos estudantes” concluiu.
Share on Google Plus

Assessoria do Redação PMWEB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são, sem sombra de dúvidas, uma das formas de maior interação, não só entre o autor e seus leitores, mas entre os próprios leitores. Assim cada um pode colocar sua opinião.

Mas para que isso funcione bem solicitamos que antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo a ver com o assunto em questão.

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

Agradecemos desde já sua compreensão!