André Kisuco e Rogério Moura buscam Passe Livre intermunicipal para estudantes Pinheirenses

  
Autoridades irão entregar moções solicitando gratuidade de transporte para estudantes na Assembleia Legislativa

Atendendo uma das principais pautas dos manifestantes em todo o país, foi protocolado, no inicio deste mês, na Assembleia Legislativa, pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, um projeto de lei que prevê passe livre estudantil no transporte da região metropolitana de Porto Alegre, Aglomeração Urbana do Litoral Norte, Sul e Nordeste.

Somando 63 municípios e 200 mil alunos de instituições de ensino privadas e públicas. A gratuidade será para duas passagens diárias, em dias úteis.

Na esteira do projeto de lei, a União Estadual dos Estudantes (UEE), que estava presente na ocasião em que o governador do Estado anunciou a medida, resolveu solicitar o passe livre também para a região da Campanha.

Cabe destacar que a promessa feita pelo governador Tarso Genro de que os estudantes da Região Metropolitana de Porto Alegre e de outros polos regionais teriam direito ao passe livre estudantil a partir do dia 1º de agosto não será cumprida, pois foi retirado o regime de urgência do projeto para que sofra alterações — entre elas, a possibilidade de repassar os custos que seriam do Estado para o governo federal —, e não há novo prazo de votação.

Assim, os vereadores socialistas Rogério Moura e André Kisuco, ambos defensores da Educação e consequentemente apoiadores dos Estudantes, na tarde de ontem, 17 de julho, a convite do vereador Lélio Lopes, participaram de uma audiência que tratou da formação de uma Frente Parlamentar em busca de subsídios para tornar gratuito o transporte intermunicipal para estudantes dos Ensinos Médio e Superior na região.

No encontro, foram discutidos os encaminhamentos para que o grupo busque, junto à Assembleia Legislativa, estender a medida para a campanha, onde cada vereador se responsabilizou por realizar um levantamento de quantos estudantes seriam beneficiados em cada município e elaborar uma moção junto aos seus respectivos poderes públicos municipais.

Uma comissão será formada para convencer o Governo do Estado a incluir os municípios da região no projeto de lei que, se aprovado, possibilitará passe livre intermunicipal para estudantes. A previsão é de que, entre os dias 1º e 5 de agosto, a comissão vá a Porto Alegre para sensibilizar o governo, ainda que o projeto que justifique a necessidade não esteja finalizado. Já na próxima semana, cada município deverá entregar um estudo de quais os gastos de estudantes com as viagens, assim como o investimento dos governos quanto a isso.

As informações obtidas no levantamento de informações, junto à moção de apoio de cada cidade, irão completar um relatório que será entregue na assembleia. A intenção é reunir todas as informações até o dia 25.

“Temos que mostrar que estamos aqui, mobilizados. Os estudantes de Pinheiro Machado também sofrem com os altos custos para poderem estudar. Este documento que será elaborado chamará a atenção para o grande número de alunos que necessitam se deslocar até municípios da região para estudar, assim provando a relevância do benefício. Não podemos deixar passar essa oportunidade” destacaram os socialistas.

Estiveram presentes ainda representantes do Legislativo de Aceguá, Candiota e Hulha Negra, da União Gaúcha de Estudantes Secundaristas (Uges), União Bageense de Estudantes Secundaristas (Ubes), além de acadêmicos da Urcamp e IFSul. 


Share on Google Plus

Assessoria do Redação PMWEB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são, sem sombra de dúvidas, uma das formas de maior interação, não só entre o autor e seus leitores, mas entre os próprios leitores. Assim cada um pode colocar sua opinião.

Mas para que isso funcione bem solicitamos que antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo a ver com o assunto em questão.

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

Agradecemos desde já sua compreensão!