André Kisuco diz que Executivo deve estar atento aos prazos do Passe Livre Estudantil

O vereador socialista André Kisuco em sessão ordinária registrou sua preocupação com relação ao Passe Livre Estudantil. André disse que o Executivo Municipal deve estar atento aos prazos de cadastramento do município para recebimento do beneficio, o que irá ajudar e muito os estudantes. “Desde o inicio da mobilização, em busca do passe livre para Pinheiro Machado, estivemos presentes em todas as audiências. Temos que estar na frente de todos, quanto antes o cadastramento melhor, pois esperamos este beneficio com ansiedade. Por isso minha preocupação de estar atento aos prazos” explicou Kisuco. Lembre o fato:

1ª Etapa:
A aprovação, pelo Governo do Estado, pelo passe livre intermunicipal para estudantes de algumas partes do Rio Grande do Sul, gerou reflexos na região da Campanha - não contemplada neste primeiro momento. O projeto de lei, inicialmente, estipulava o subsídio integral na tarifa da região Metropolitana de Porto Alegre, na Aglomeração Urbana do Litoral Norte, na Aglomeração Urbana do Sul e na Aglomeração Urbana do Nordeste do Rio Grande do Sul

2ª Etapa:
Uma comissão foi formada para convencer o Governo do Estado a incluir os municípios da região no projeto de lei que possibilitaria o passe livre intermunicipal para estudantes. Esta Frente foi liderada pelo vereador Lélinho Lopes. Representando o município de Pinheiro Machado estavam os socialistas Rogério Moura e André Kisuco, além de vereadores de Aceguá, Candiota e Hulha Negra.

3ª Etapa:
O governador Tarso Genro entregou ao presidente da Assembleia Legislativa do RS, Pedro Westphalen (PP) o projeto de lei que institui o Programa Passe Livre Estudantil e cria o Fundo Estadual do Passe Livre Estudantil. Ampliação: Com a mobilização de lideranças políticas e do movimento estudantil de diversas cidades do Estado, como da própria região da Campanha, foram incluídos os demais municípios.

4ª Etapa:
Integrantes da Associação de Estudantes de Pinheiro Machado participaram juntamente com os integrantes da Frente Parlamentar, esta que conta com os vereadores pinheirenses Rogério Moura e André Kisuco, da audiência pública para divulgação do projeto de lei do Passe Livre Intermunicipal, proposto pelo Governo do Estado, com a presença do chefe da Casa Civil, Carlos Pestana. Onde o presidente da Associação de Estudantes, Leandro Bandeira, afirmou o comprometimento dos estudantes de Pinheiro Machado na luta pelo Passe Livre.

5ª Etapa:
A mobilização da Frente Parlamentar fez com que a proposta fosse alterada e estendida a todas as regiões gaúchas. Sendo que esta Frente Parlamentar foi a única do Estado que lutou para sua região ser contemplada.
Com aprovação unânime da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 197/2013 que institui o Programa Passe Livre Estudantil tornou-se realidade.
A lei do Passe Livre Estudantil em ônibus intermunicipais foi sancionada, pelo governador Tarso Genro, em atividade no Palácio Piratini. O evento formalizou a proposta anunciada em junho. Vale lembrar que o Projeto de Lei elaborado e enviado à Assembleia Legislativa foi aprovado por unanimidade.

6ª Etapa:
Na manhã de quarta-feira, o vereador socialista André Kisuco foi surpreendido pela informação de que a secretária de educação do município, Marizete Coppeti e o vice-prefeito, Ronaldo Madruga, participaram de uma audiência para tratar sobre o assunto o que deixou o vereador muito feliz. “Fiquei muito feliz com esta noticia, pois os estudantes são merecedores deste benefício, por isso, desde o inicio vimos que a união e a luta por este bem valeria a pena. Agradeço muito além do meu colega Rogério Moura, que esteve ao meu lado nas audiências, como também a presença dos integrantes da Associação de estudantes” finalizou.


Share on Google Plus

Assessoria do Redação PMWEB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são, sem sombra de dúvidas, uma das formas de maior interação, não só entre o autor e seus leitores, mas entre os próprios leitores. Assim cada um pode colocar sua opinião.

Mas para que isso funcione bem solicitamos que antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo a ver com o assunto em questão.

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

Agradecemos desde já sua compreensão!