Possibilidades de Investimentos Econômicos relativos ao Microclima de Pinheiro Machado em debate


Na tarde de terça-feira (16) os integrantes da Comissão Temporária Especial de Estudo e Divulgação das Possibilidades de Investimentos Econômicos relativos ao Microclima de Pinheiro Machado participaram de duas importantes reuniões no município de Pelotas. 

Na ocasião a comitiva foi composta pelos vereadores Fabrício Costa (Presidente), Adão Martinho (Relator) e Gilson Rodrigues. A primeira agenda foi no Centro de pesquisas da Faculdade de Meteorologia da UFPEL (CPMET) com os dois formandos de Meteorologia, que já fazem o trabalho de campo em Pinheiro Machado, Gabriel Cassol e Fernando Rafael e também com a participação de Leonardo Calvetti - Chefe do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas e do Diretor da Faculdade de Meteorologia da UFPel, Fabrício Pereita Harter. 


Com conhecimento técnico do grupo acadêmico se confirmou que Pinheiro Machado tem grandes potencialidades a serem exploradas devido ao clima bem definido das estações Inverno-Verão. 

“Turismo aliado às baixas temperaturas e ao pampa gaúcho, assim como com a agricultura em culturas como a maça e oliveiras tem condições ideais para implementação no município”, ressaltou Fernando. 


Na segunda agenda a comitiva pinheirenses participou de reunião na Embrapa Clima Temperado com o chefe-adjunto de pesquisa e desenvolvimento Jair Costa Nachtigal. 


Na oportunidade Nachtigal enfatizou que há várias culturas com potencial em Pinheiro Machado e que a Embrapa é parceira para levar este conhecimento a produtores citando como culturas promissoras a uva, oliveira, noz-pecã, morango, maçã e como grande oportunidade a Avelã. 

“Nesta semana ainda receberemos na Embrapa Clima Temperado representantes da chocolateira Ferrero Rocher dispostos a bancar pesquisa para implementação desta cultura no Brasil, tendo em vista que esta empresa importa do Chile mais de 340 carretas/ano de avelãs e Pinheiro Machado é uma das únicas cidades que tem condições de produzir avelãs de qualidade”, explicou Jair. 

Fabrício confirmou o otimismo que demonstrou quando instalou a referida Comissão. 

“Só falar em crise e não buscar oportunidades concretas baseadas em nossas peculiaridades é demonstrar um total desrespeito com o povo pinheirenses. Hoje percebo que o conhecimento técnico disponível na região poderá nos alavancar economicamente desde que o Poder Público se disponha a não fechar os olhos para este fato”, destacou Fabrício presidente da Comissão. 


Por fim a comissão decidiu que no próximo dia 06 de Agosto haverá uma audiência pública na Câmara de Vereadores com Embrapa e com representantes da Faculdade de Meteorologia da UFPEL para explanação à comunidade sobre as oportunidades relativas ao clima de Pinheiro Machado que podem ser exploradas.


Share on Google Plus

Assessoria do PSBPM

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são, sem sombra de dúvidas, uma das formas de maior interação, não só entre o autor e seus leitores, mas entre os próprios leitores. Assim cada um pode colocar sua opinião.

Mas para que isso funcione bem solicitamos que antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo a ver com o assunto em questão.

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

Agradecemos desde já sua compreensão!